Plano de Desenvolvimento de Pessoas - 2025
O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é um instrumento de gestão da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) que sistematiza o planejamento das ações destinadas ao desenvolvimento contínuo dos(as) servidores(as) públicos. O PDP registra as demandas de desenvolvimento coletivas e individuais identificadas pelos servidores e pela instituição, visando ao fortalecimento da administração pública.
As ações individuais devem ser planejadas em parceria entre o servidor e o gestor da unidade/órgão e, posteriormente, inseridas no formulário de ações individuais pelo próprio servidor. Destacamos que o PDP não se limita às ações individuais, mas também inclui ações coletivas essenciais para o desenvolvimento das equipes de trabalho das unidades/órgãos. É fundamental que o gestor converse com sua equipe para identificar as ações de desenvolvimento necessárias e, em seguida, registre essas ações no formulário de ações coletivas.
Ressaltamos que o PDP é um planejamento e não um compromisso. A inclusão de ações de desenvolvimento no PDP não garante sua autorização para execução. Além disso, qualquer processo de afastamento deve seguir os trâmites e prazos estabelecidos pela Universidade.
ELABORAÇÃO
Manual de instruções para elaboração do PDP 2025 (clique aqui)
Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2025 da UFJ (clique aqui)
Devolutiva SIPEC do PDP 2025 (clique aqui)
REVISÃO
A revisão do PDP é uma etapa do processo de planejamento e execução do plano, prevista na legislação vigente. Esse processo ocorre em quatro ciclos anuais, permitindo a inclusão, alteração e exclusão de ações de desenvolvimento.
Manual de instruções da Revisão do PDP 2025 (clique aqui)
O fluxo de tramitação de cada ciclo será o seguinte:
I - Abertura do ciclo de revisão e envio dos processos às unidades/órgãos com as instruções;
II - Ao término do período de revisão, a DAD gera e insere as planilhas de revisão para cada unidade/órgão;
III - Os gestores apreciarão e validarão as ações de desenvolvimento individuais planejadas pelos servidores, assinando o Termo de Ciência e Concordância (PDP);
IV - A DAD realizará o cadastramento das ações no SIPEC.
V - Encerramento e início do próximo ciclo de revisão.
O cronograma dos ciclos de revisão do PDP 2025 será o seguinte:
Ciclo |
Período de revisão |
Validação das Ações pela Gestão da Unidade/Órgão |
Envio ao SIPEC |
1° Ciclo |
14/02/2025 a 20/02/2025 |
24/02/2025 a 27/02/2025 |
07/03/2025 |
2° Ciclo |
11/03/2025 a 14/05/2025 |
19/05/2025 a 27/05/2025 |
06/06/2025 |
3° Ciclo |
10/06/2025 a 13/08/2025 |
18/08/2025 a 26/08/2025 |
05/09/2025 |
4° Ciclo |
09/09/2025 a 12/11/2025 |
17/11/2025 a 25/11/2025 |
05/12/2025 |
As informações foram enviadas no processo sei do PDP de cada unidade.
Todos os processos SEI das unidades/órgãos estão relacionados ao processo 23854.006203/2024-40, que centraliza as informações gerais do PDP 2025 da UFJ.