Campanha Janeiro Branco e Roxo
O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
Em 2023, o tema do Movimento Janeiro Branco não poderia ser outro: A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!
Juntos, a gente consegue levar essa mensagem ao mundo!
Por que Janeiro Branco?
Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.
Sinais de que é preciso procurar ajuda: exaustão; crise de irritabilidade; dor de cabeça frequente; negatividade constante; alterações no apetite; insônia; dificuldade de concentração; cansaço excessivo; esgotamento; frustração; falhas de memória.
Janeiro também é o mês de Combate e Prevenção à Hanseníase, uma condição causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae.
O tratamento é feito por meio de antibióticos e não deve ser interrompido de forma alguma, pois a bactéria pode se tornar resistente aos medicamentos.
Sintomas:
• Manchas pelo corpo com diminuição ou perca de sensibilidade;
• Febre, inchaço e dor nas articulações;
• Nódulos no corpo, em alguns casos doloridos;
• Perca de força nas mãos, pés e rosto;
• Inflamação dos nervos;
• Dor, sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos braços e pernas;
• Ressecamento nos olhos.
Ao apresentar um ou mais sinais da doença, procure o PSF mais próximo de sua casa.
Hanseníase tem cura!
Não tenha vergonha, procure atendimento especializado!!