DPM - Diretoria de Provimento e Movimentação de Pessoas

Diretora: Profª. Vera Lúcia Banys

Vice-diretora: TAE Wânia Ferraz Barbosa

Secretária administrativa: Bolsista Ana Flávia Sousa Lopes

Contatos:

Whatsapp (64) 3606 8368

E-mail: dpm@ufj.edu.br

A Diretoria de Provimento e Movimentação de Pessoal (DPM) é uma unidade administrativa vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e é responsável pelo controle de vagas, execução e coordenação das demandas administrativas concernentes ao provimento e à movimentação dos servidores da UFJ.

As atividades descritas estão de acordo com o artigo 23 do decreto presidencial nº 11.345, de 1º de janeiro de 2023 https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-11.345-de-1-de-janeiro-de-2023-455351218:

Art. 23. Ao Departamento de Provimento e Movimentação de Pessoal compete:

I - propor políticas, diretrizes e normas para:

a) provimento de cargos;

b) seleção dos servidores públicos e estagiários;

c) concurso público;

d) contratação por tempo determinado;

e) movimentação de pessoal;

f) planejamento e dimensionamento da força de trabalho;

g) anistia, nos termos do disposto na Lei nº 8.878, de 11 de maio de 1994;

h) empregados públicos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional; e

i) redistribuição de cargos;

II - orientar, analisar e emitir manifestação técnica sobre demandas para a realização de concursos públicos e de processos seletivos para contratação de pessoal por tempo determinado;

III - orientar, analisar e emitir manifestação técnica nos pedidos de movimentação para composição de força de trabalho no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e desta para empresas públicas, sociedades de economia mista, órgãos e entidades de outros poderes;

IV - planejar o dimensionamento e acompanhar a evolução da força de trabalho na administração pública federal e orientar a proposição de políticas, diretrizes e aperfeiçoamentos para a gestão de pessoas;

V - realizar a gestão e a distribuição das Gsiste no âmbito do Sipec;

VI - orientar, analisar e emitir manifestação técnica sobre propostas para criação, reestruturação, organização, classificação, reclassificação e avaliação de postos de trabalho em caráter temporário.

 

Para a realização de suas atividades, a DPM é dividida em quatro coordenações:

Coordenações:

Coordenação de Provimento de Pessoas (CPP)

Coordenadora: Juliana Ceccato Ferreira

Contatos:

Whatsapp (64) 3606 8368

E-mail: dpm@ufj.edu.br

A Coordenação de Provimento de Pessoas, em conjunto com a direção da DPM, é responsável pelo controle de vagas, pela coordenação de concurso público para provimento de Técnicos Administrativos em Educação (TAE) e de professor do magistério superior, coordenação de processo seletivo simplificado para contratação de professor visitante e de professor substituto, bem como pela elaboração dos respectivos editais, e pela realização dos referidos certames.

 

Coordenação de Movimentação e Alocação de Vagas (CMAV)

Coordenador: Edgar Alain Collao Saenz

Contatos:

Whatsapp (64) 3606 8368 

E-mail: dpm@ufj.edu.br

A Coordenação de Movimentação e Alocação de Vagas é responsável por realizar o acompanhamento e controle de remoções e redistribuições dos servidores técnicos-administrativos e docentes, bem como pela coordenação de processo de aproveitamento de candidato aprovado em concurso público de outra instituição e pelo controle do dimensionamento de pessoal.

 

Coordenação de Processos de Admissão de Pessoas (CPAP)

Coordenadora: TAE Wânia Ferraz Barbosa

Contatos:

Whatsapp (64) 3606 8368

E-mail: dpm@ufj.edu.br

A Coordenação de Processos de Admissão de Pessoas é responsável pela gestão dos processos SEI que tramitam na DPM, pelo atendimento presencial e por meio dos canais de comunicação da DPM, e pela gestão do sistema de concursos.

 

Coordenação de Colaboradores Temporários (CCT)

Coordenador(a):

Contatos:

Whatsapp (64) 3606-8336

E-mail: colaboradortemporario@ufj.edu.br

A coordenação de Colaboradores temporários é responsável pela gestão de contrato de terceirização de serviços e realiza o controle, acompanhamento e dimensionamento dos colaboradores temporários (terceirizados e bolsistas) da UFJ.