DPM - Diretoria de Provimento e Movimentação de Pessoas

Diretoria de Provimento e Movimentação de Pessoas

 

Diretor da DPM: Prof. Henrique Almeida Fernandes

Assistente em Administração: Wânia Ferraz Barbosa

Contato DPM: dpm@ufj.edu.br

 

A Diretoria de Provimento e Movimentação de Pessoal (DPM) é uma unidade administrativa vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e é responsável pelo controle de vagas, execução e coordenação das demandas administrativas concernentes ao provimento e à movimentação dos servidores da UFJ.

As atividades descritas estão de acordo com o artigo 23 do decreto presidencial nº 11.345, de 1º de janeiro de 2023 https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-11.345-de-1-de-janeiro-de-2023-455351218:

Art. 23. Ao Departamento de Provimento e Movimentação de Pessoal compete:

I - propor políticas, diretrizes e normas para:

a) provimento de cargos;

b) seleção dos servidores públicos e estagiários;

c) concurso público;

d) contratação por tempo determinado;

e) movimentação de pessoal;

f) planejamento e dimensionamento da força de trabalho;

g) anistia, nos termos do disposto na Lei nº 8.878, de 11 de maio de 1994;

h) empregados públicos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional; e

i) redistribuição de cargos;

II - orientar, analisar e emitir manifestação técnica sobre demandas para a realização de concursos públicos e de processos seletivos para contratação de pessoal por tempo determinado;

III - orientar, analisar e emitir manifestação técnica nos pedidos de movimentação para composição de força de trabalho no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e desta para empresas públicas, sociedades de economia mista, órgãos e entidades de outros poderes;

IV - planejar o dimensionamento e acompanhar a evolução da força de trabalho na administração pública federal e orientar a proposição de políticas, diretrizes e aperfeiçoamentos para a gestão de pessoas;

V - realizar a gestão e a distribuição das Gsiste no âmbito do Sipec;

VI - orientar, analisar e emitir manifestação técnica sobre propostas para criação, reestruturação, organização, classificação, reclassificação e avaliação de postos de trabalho em caráter temporário.

 

Para a realização de suas atividades, a DPM é dividida em quatro coordenações:

 

Coordenação de Provimento de Pessoas

Coordenadora: Profa. Cecília Nunes Moreira

Contato: dpm@ufj.edu.br

 

A Coordenação de Provimento de Pessoas é responsável pela coordenação de concurso público para provimento de Técnicos Administrativos em Educação (TAE) e de professor do magistério superior, coordenação de processo seletivo simplificado para contratação de professor visitante, bem como pela elaboração de edital, realização de concurso público e de processo seletivo de professor visitante.

 

Coordenação de Movimentação e Alocação de Vagas

Coordenadora: Profa. Júlia de Miranda Moraes

Contato: dpm@ufj.edu.br

A Coordenação de Movimentação de Pessoas é responsável por realizar o acompanhamento e controle de remoções e redistribuições dos servidores técnicos-administrativos e docentes, bem como pela coordenação de processo de aproveitamento de candidato aprovado em concurso público de outra instituição e pelo controle do dimensionamento de pessoal.

 

Coordenação de Processos de Admissão de Pessoas

Coordenadora: Profa. Carla Silva Siqueira Miranda

Contato:dpm@ufj.edu.br

A Coordenação de Processos de Admissão de Pessoas é responsável pela coordenação de processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto, bem como pela elaboração de seus editais geral e específico.

 

Coordenação de Colaboradores Temporários

Coordenador: Prof. Flávio Ferreira Borges

Contato: colaboradortemporario@ufj.edu.br