DSDP - Departamento de Saude e Desenvolvimento de Pessoas

DSDP – Diretoria de Saude e Desenvolvimento de Pessoas

Direção - Profa. Dra. Sabrina Toffoli Leite

Subordinada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROPESSOAS), a DSDP, Diretoria de Saúde e Desenvolvimento de Pessoas, tem como escopo gerir as atividades relacionadas à saúde e ao desenvolvimento funcional dos servidores (docente e TAE). Acompanhando desde sua posse, até sua aposentadoria, são planejadas e promovidas ações em vigilância e promoção da saúde, realização de perícias médicas e de ambiente de trabalho,  processos relacionados ao estágio probatório, progressão funcional, licenças e afastamentos para capacitação, incentivo à qualificação e retribuição por titulação, capacitação e qualificação profissional e institucional, fundamentada pela legislação federal vigente e norteada pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Jataí.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Coordenação de Atenção, Vigilância e Promoção de Saúde (CAPV)

Coordenadora - Enf. Débora Mara Aparecida Ferreira

CONTATO - sst@ufj.edu.br

Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho (SST)

Coordenação - Luan Assis Lima

CONTATO - sst@ufj.edu.br

Desenvolve atividades de promoção e vigilância em saúde e treinamentos para segurança no ambiente de trabalho.

• Executar as atividades ligadas à segurança e higiene do trabalho utilizando métodos e técnicas específicas, observando dispositivos legais e institucionais que objetivem a eliminação, controle ou redução permanente dos riscos de acidentes do trabalho e a melhoria das condições do ambiente, para preservar a integridade física dos servidores;
  • Levantamentos de riscos ocupacionais para a elaboração de relatórios, através de visitas técnicas com a participação dos servidores envolvidos, nos diversos ambientes de trabalho.
  • Realizar treinamentos com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, assuntos técnicos, administrativos e prevencionistas, visando evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
  • Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção individual e coletivo e dos equipamentos de proteção contra incêndio, de acordo com a legislação vigente.
  • Acompanhar a emissão de laudos de adicionais ocupacionais (insalubridade, periculosidade).
  • Investigação de acidente de trabalho.

Coordenação de Assistência à Saúde e Perícias Oficiais (SIASS)

Bolsista encarregada - Débora Penélope Carvalho Queiroz

Médico perito - Rodrigo Santana Nascimento

Médico perito - Hélio Ranes de Menezes Filho

Médico perito - Danilo Lopes

CONTATO - siass@ufj.edu.br

• Coordenar e integrar ações e programas de assistência à saúde, acompanhamento da saúde dos servidores e perícia médica.
  • Atender às solicitações técnicas de capacidade laborativa dos docentes, técnicos administrativos da UFJ no que tange os processos para tratamento de saúde, remoção, aposentadorias, readaptação, estabelecendo nexos causais em acidente de trabalho ou doenças do trabalho e exames médicos periódicos.

DESENVOLVIMENTO

Coordenação de Gestão de Processos de Desenvolvimento (CGPD)

Coordenação - Adm. Simone Rezende do Carmo

CONTATO: dsdp@ufj.edu.br

Responsável pela gestão dos processos das carreiras (docente e TAE) e da gestão do Sistema de Avaliação de Desempenho dos servidores TAEs e docentes (em função administrativa), com base na legislação em vigor e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFJ.

Coordenação de Capacitação de Pessoas (CCP)

Coordenação - Profa. Dra. Marise Ramos de Souza

Encarregada de Departamento - Jéssica Cezário

Atribuições:

• Acompanhar a elaboração, a execução e atualização do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) junto às unidades/órgãos da UFJ, bem como elaborar, juntamente com a CGD, relatórios específicos.
  • Orientar, registrar e acompanhar as capacitações institucionais para servidores oferecidas por órgãos/unidades da Universidade.
  • Identificar e divulgar as ações de capacitação ofertadas pela Escola Nacional de Administração Pública/Escola Virtual.Gov (ENAP/EV.G).
  • Realizar diagnóstico situacional para identificar lacunas de ofertas de capacitação no âmbito institucional, desde cursos livres até cursos de pós-graduação lato sensu.
  • Elaborar e viabilizar propostas de projetos Minter (Mestrados Interinstitucionais) e Dinter (Doutorados Interinstitucionais) para os Técnicos Administrativos em Educação que visem à formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento socioeconômico, técnico-científico e de inovação.
  • Coordenar, implementar e implantar ações relacionadas à Capacitação para Cargos de Gestão e Administração, especialmente para docentes, com enfoque em liderança, trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes.
  • Elaborar e conduzir Simpósios de Desenvolvimento de Pessoas (SIDEP) de caráter permanente para abordar temas de interesse dos servidores, com periodicidade semestral.